A AEP, com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, está a organizar uma Missão Empresarial à Estónia e à Lituâniade 28 de maio a 3 de junho de 2023.

Pretende-se aproveitar a proximidade geográfica entre Vilnius e Tallinn para facultar às empresas portuguesas o contacto com empresas locais compradoras / importadoras e outras entidades, através de reuniões previamente agendadas de acordo com o perfil de cada participante.

Porquê participar?

  • A Estónia e a Lituânia figuram entre os países da UE que melhor recuperaram da pandemia, tendo contabilizado, em 2022, um incremento do PIB de 7,3% e 8,6%, respetivamente, face ao de 2019.
  • Ao longo do período 2017-2021 verificou-se um crescimento médio anual das exportações portuguesas para a Lituânia de 47,9%.
  • Estes países têm-se assumido como um hub logístico da Europa Oriental, funcionando como uma importante plataforma para outros mercados, nomeadamente o ucraniano e os nórdicos.
    A Estónia e a Lituânia gozam de uma invejável posição geográfica, no cruzamento das principais rotas comerciais do “Mediterrâneo do Norte”, na extremidade ocidental da Eurásia e no coração do norte da União Europeia.
  • Depois de contabilizar, entre 2017 e 2019, uma média anual de crescimento de 4,2% (Lituânia) e 4,5% (Estónia), os dois países continuam a registar um incremento do PIB suportado por uma subida robusta do investimento, pelas significativas ajudas provenientes dos fundos europeus e ainda pelo crescimento do consumo privado.
  • A estrutura das expedições portuguesas com destino à Lituânia e à Estónia tem demonstrado uma assinalável diversificação, graças sobretudo aos produtos dos grupos das máquinas e aparelhos, matérias têxteis, pastas celulósicas, papel e cartão, bem como o dos veículos e outro material de transporte que, de valores negligenciáveis no passado, se constituíram como os principais produtos vendidos para aqueles dois mercados.
  • O crescente poder aquisitivo tem impulsionado o consumo de produtos de moda, habitat (mobiliário e iluminação segmento premium), alimentação, com destaque para produtos como o óleo, azeite, azeitonas, mariscos, carne suína, doces, frutas e legumes, vinhos e produtos gourmet, entre outros.
  • Outras áreas potenciais de cooperação entre Estónia, Letónia e Portugal são turismo, tecnologias de informação e comunicações, e atividades de investigação e desenvolvimento, bem como a produção de energia renovável, valorização de resíduos ou a indústria de processamento de alimentos.

Através da missão multissetorial apresentada, as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco e com um acompanhamento personalizado, perceber as potencialidades que estes países proporcionam fazendo assim uma efetiva prospeção de mercado e identificando parceiros de negócio.

Esta missão é desenvolvida no âmbito do programa PORTUGAL 2020 e COMPETE 2020, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Inscrições limitadas.

AEP – Associação Empresarial de Portugal
Departamento Internacional

Diana Demídova diana.demidova@aeportugal.pt
Gestora de Mercados Internacionais
Tel: + 351 229 981 781 (Chamada para a rede fixa nacional)
Tlm: +351 961 786 439 (Chamada para a rede móvel nacional)