Vimos dar-vos conta de duas ferramentas e acesso que visam melhorar o conhecimento e acesso das empresas da UE aos contratos públicos no Canadá e nos EUA.
CANADÁ
O Canadá criou um novo “ponto de acesso único” chamado Canada Buys, substituindo sites fragmentados de publicação e concursos.
Esta iniciativa visa aumentar a transparência e acessibilidade para os proponentes, sendo um resultado importante do CETA (Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá).
Embora os anúncios de concurso possam ser consultados sem inscrição, a apresentação de propostas só é possível para os utilizadores registados.
As empresas da UE interessadas em participar em concursos públicos no Canadá deverão registar-se através do link https://www.canada.ca/en/revenue-agency/services/tax/businesses/topics/registering-your-business/register.html
As autoridades canadianas destacam o facto de estar previsto um procedimento especial para empresas não residentes.
Além disso, o Canada Buys pode ser usado em conjunto com a ferramenta Access2Procurement desenvolvida pela DG TRADE (Direcção-Geral do Comércio da Comissão Europeia), que facilita o acesso das empresas da UE ao mercado canadiano.
EUA
A ferramenta Access2Procurement alargou o seu âmbito e abrange agora os EUA (depois do Canadá e do Japão).
Esta ferramenta permite que as empresas da UE avaliem rapidamente a sua elegibilidade para participar num procedimento de contratação pública nos EUA, que se enquadre nos compromissos norte-americanos no âmbito do Acordo de Contratação Pública (GPA – Government Procurement Agreement) da Organização Mundial do Comércio.
Esta ferramenta online é de fácil utilização e tem por objetivo mostrar às empresas da UE as oportunidades de contratos públicos disponíveis nos EUA.
Alerta-se que a DG TRADE está a planear uma série de eventos de sensibilização para promover o uso desta ferramenta.
Esteja atento aos próximos eventos, que são divulgados em https://trade.ec.europa.eu/access-to-markets/en/content/events-access2markets