Com o lema “Connecting Minds, Creating the Future” (Ligando Mentes, Criando o Futuro), a Expo 2020 Dubai é uma exposição universal que visa impulsionar a colaboração e o crescimento de empresas de todas as dimensões, sectores e países.
Adiada devido à Covid-19, a exposição mundial, segundo anúncio do Gabinete da Exposição Internacional (BIE, na sigla inglesa), vai acontecer na cidade do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em novas datas, de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022, sendo a a primeira a ter lugar no Médio Oriente e em que Portugal irá participar com um pavilhão próprio. O pavilhão terá uma calçada portuguesa, a arte do azulejo e uma programação dirigida à lusofonia.
De acordo com a organização da Expo Dubai, cerca de 20% do seu orçamento foi aplicado na criação de oportunidades para PME locais e internacionais. Vão estar representados 192 países, além de várias organizações internacionais. São esperados 25 milhões de visitantes.
Apesar da reduzida dimensão em termos de população (9 milhões) e de território, os Emirados Árabes Unidos são a 2.ª maior economia na região do Golfo Pérsico, logo a seguir à Arábia Saudita. Tornaram-se uma plataforma económica da área, promovendo a distribuição, o consumo e os serviços de negócios nos países circundantes.
As exportações de Portugal para este mercado registaram um crescimento médio anual de 17,7%, de 2013-2017, enquanto as importações aumentaram, em média, 1,5%.
Este é um evento que permite que as empresas mostrem e comercializem os seus produtos e serviços ou façam contactos com outras empresas dentro da sua cadeia de abastecimento.
A Expo Dubai 2020 “é uma plataforma poderosa para encontrar os melhores produtos e serviços em oferta global, incluindo as ideias mais recentes e inovadoras desenvolvidas por PMEs em todo o mundo”, pode ler-se no site oficial do evento.
Por isso, esta é também uma oportunidade para muitas empresas portuguesas que tenham como alvo este mercado, em particular as empresas interessadas nos tenders específicos desta Exposição os quais podem ser consultados neste link: https://omp.expo2020dubai.com/
Os tenders da Expo Dubai passam também a ser sinalizados na área de tenders da Plataforma BOW.