“Terra – The Sustainability Pavilion” foi o primeiro pavilhão a abrir, a 22 de janeiro, na Expo Dubai, mantendo-se aberto até 10 de abril. Os pavilhões “Alif – The Mobility Pavilion” e “Mission Possible – The Opportunity” abrirão a seguir, durante o primeiro trimestre deste ano, antecipando a abertura oficial do evento em 1 de outubro de 2021.
O preço das entradas nos pavilhões, que estão abertos cinco dias por semana, custam, segundo informação da organização da Expo Dubai, 25 dirhams (5,64 euros).
https://www.expo2020dubai.com/en/pavilions-premiere
“Terra – The Sustainability Pavilion” permite que os visitantes explorem o mundo natural, incluindo uma caminhada interativa pelas raízes de uma floresta. A experiência é projetada para encorajar visitantes de todas as idades, sobretudo a geração mais jovem, a pensar como as suas escolhas têm impacto no meio ambiente. Esta experiência irá ficar permanente como um Centro de Ciências para ajudar a transmitir as mensagens de sustentabilidade.
O pavilhão Terra foi projetado por Grimshaw Architects, sendo, quer no design quer na construção, sustentável, pois consome zero energia e água, ao possuir 1.055 painéis fotovoltaicos colocados numa cobertura de 130 metros de largura, no topo de uma série de ‘Árvores de Energia’. O pavilhão também usa estratégias de redução de água de última geração, reciclagem de água e fontes alternativas de água.
“Este período de mudanças rápidas e sem precedentes trouxe consigo uma necessidade urgente de repensar a forma como existimos e é ainda mais acelerado por uma crise de saúde global que afetou cada indivíduo na Terra”, disse Reem Al Hashimy, diretor-geral da Expo 2020 Dubai Bureau e Ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos para a Cooperação Internacional.
A Expo 2020 receberá mais de 200 participantes e milhões de visitantes, com um tema construído em torno da sustentabilidade.
Portugal tem um pavilhão próprio, onde revela várias manifestações da cultura portuguesa, nomeadamente a calçada portuguesa, a arte do azulejo e uma programação dirigida à lusofonia. Com uma localização privilegiada, no distrito da sustentabilidade, próximo do maior palco dedicado a eventos no exterior, o “Jubilee Park Stage”, o pavilhão de Portugal está preparado para acolher milhares de visitantes.
Pode ver aqui a evolução da construção do pavilhão de Portugal
https://www.youtube.com/watch?v=6xSGNVcWuM8&feature=emb_title