A dozen Portuguese companies from the food produce and hotel trade equipment and utensils industries were present at the 20th edition of Food&HotelAsia, the biggest food fair in South East Asia, which took place in Singapore.
The Portuguese delegation, organized by the Portuguese Entrepreneurial Association (AEP) included manufacturers of refrigeration equipment (Frigocon and Mercatus) pastry and bakery equipment (Ferneto), coffee machines (Fiamma), stoves (António Meireles), cutlery (Icel), olives, olive oil and condiments (Maçarico), cookies, chocolate and candy covered almonds (Vieira de Castro) and soy based drinks (Nutre).
Despite the fact that business trade between Portugal and Singapore is still barely on the radar, 2015 was a good year. According to the Portuguese Agency for Investment and Foreign Commerce (Aicep Portugal Global), last year Portugal exported 52.9 million euros worth of goods and services to Singapore.
Empresas portuguesas participaram na Food&HotelAsia 2016 em Singapura
Entre 12 e 15 de abril nove empresas portuguesas de produtos alimentares e de equipamentos e utensílios para hotelaria e restauração estiveram presentes na 20.ª edição da Food&HotelAsia, a maior feira de alimentação do Sudeste Asiático, que se realizou em Singapura.
A representação nacional, organizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), integrou fabricantes de equipamentos de refrigeração (Frigocon e Mercatus) e para padaria e pastelaria (Ferneto), de máquinas de café (Fiamma), de fogões (António Meireles), de cutelaria (Icel), de azeitonas, azeite e temperos culinários (Maçarico), de bolachas, amêndoas de chocolate e rebuçados (Vieira de Castro) e de bebidas de soja (Nutre).
“A oferta portuguesa dirigida ao canal Horeca está bem cotada internacionalmente e tem surpreendido pela inovação e pelos produtos diferenciadores. Há nichos, como se tem visto ultimamente nas maiores feiras mundiais, em que Portugal já compete de igual para igual com países tradicionalmente mais fortes. São essas competências e ‘know-how’ que queremos ajudar a potenciar”, sublinha Mónica Moreira, diretora da AEP Internacionalização, para quem a Food&HotelAsia é já “uma das maiores” feiras profissionais de alimentação do mundo. “Uma empresa portuguesa que consiga ter êxito em Singapura, poder vender no mundo inteiro. Basta que continue a trabalhar para isso”, reforça Mónica Moreira.
Isto pois Singapura é considerada uma das economias mais abertas do mundo, vivendo essencialmente do comércio. É uma cidade-Estado insular e também o centro político e económico mais estável do Sudeste Asiático. Nas últimas décadas ganhou uma posição relevante no comércio internacional, ao apostar na sua localização estratégica, e atualmente as reexportações representam cerca de 47% do comércio do país, fazendo de Singapura um mercado decisivo para as empresas apostadas em fazer negócios na Ásia.
Ainda que as trocas comerciais entre Portugal e Singapura sejam ainda pouco significativas, 2015 foi um ano favorável. Segundo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (aicep Portugal Global), no ano transato o país exportou para Singapura cerca de 52,9 milhões de euros em bens e serviços, sendo que os grupos de produtos “made in Portugal” mais procurados foram as máquinas e aparelhos (36,2%), os veículos e outro material de transporte (20%), os produtos químicos (7,6%), os instrumentos de ótica e precisão (4,6%) e os metais comuns (4,3%).