O Mercado Global Digital é uma oportunidade que está à distância de um modelo robusto de inbound marketing. E neste blog do BOW é uma obrigação refletir as melhores práticas neste domínio. Daí, que, hoje a componente de marketing digital em modelos de internacionalização não pode ser ignorada, pois é estratégica.

Uma empresa que nasceu para o mercado global, uma ínfima minoria das PME portuguesas, é uma empresa que se globalizou rapidamente logo desde o início sem seguir o processo convencional, do mercado doméstico para o mercado internacional.

Atualmente, graças à internet, vivemos num mundo onde as possibilidades de negócio são infinitas. A world wide web (www) é uma plataforma de vendas global e os produtos e serviços que está a vender têm, à partida, um maior potencial de serem muito conhecidos em áreas fora do seu mercado doméstico. Se os produtos ou serviços que oferece resolverem problemas além-fronteiras e se são escaláveis, então podem ser distribuídos globalmente. E mais ainda o serão se forem digitais.

(…) hoje a componente de marketing digital em modelos de internacionalização não pode ser ignorada, pois é estratégica

Salienta-se que o marketing para o público internacional tem considerações especificas, principalmente se o marketing se dirige para negócios B2B. Estamos a operar num mundo interligado (com muita conectividade) onde, mais cedo ou mais tarde, o ambiente competitivo vai enfrentar a entrada de players internacionais, de maior ou menor dimensão.

A incapacidade de compreender a sua base de clientes através das fronteiras tradicionais pode vir a ser uma ameaça real mais cedo do que pensa.

O INBOUND MARKETING E O INBOUND MARKETING INTERNACIONAL

O inbound marketing também é, hoje, só por si um conceito “global” e estratégico nas empresas, porque a forma como as pessoas pesquisam, interagem, consomem e compram mudou nos últimos anos. Neste artigo tenta-se mostrar toda a força do marketing inbound para atrair o tráfego internacional e construir uma audiência global.

Procura-se também mostrar quais as ferramentas que pode usar para atrair potenciais clientes como visitantes ao seu website e que ferramentas usar para converter esses visitantes em leads. Se tiver conteúdo de qualidade que resolva os problemas que são universais (“dores” do mercado), as pessoas/empresas de outras geografias vão provavelmente o encontrar e poderá começar a converter (e, eventualmente, “alimentá-las”) em clientes que paguem.

O marketing inbound é uma estratégia eficiente nos processos (e eficaz nos resultados), e uma metodologia mais que comprovada para atrair os clientes ideais para a sua empresa com conteúdo de qualidade. Num mundo com excesso de informação e escassez de atenção, além do crescimento do papel da internet na vida quotidiana e profissional de todos nós, os métodos de marketing inbound, como o marketing de conteúdo, blogs, Search Engine Optimization (SEO), e social media, entre outros, preenchem cada vez mais as necessidades, problemas e interesses das pessoas pelo mundo fora e, eventualmente, atraem clientes para o ecossistema do seu negócio.

Vem sendo cada vez mais óbvio que os antigos métodos de marketing outbound, só por si e num formato isolado (marketing de intromissão – como a participação em feiras e eventos comerciais, cold-call, telemarketing, publicidade etc.), não produzem os resultados e um ROI satisfatórios. Com as novas tecnologias, os dispositivos móveis, as ferramentas do Google e a mudança dramática no comportamento de compra dos consumidores nas várias geografias, foi necessária uma transformação de como o marketing e as vendas são executados.

Brian Halligan, da HubSpot deulhe o nome de inbound marketing. O termo “marketing inbound” foi cunhado pela HubSpot Brian Halligan, em 2005, e é um sinónimo do conceito de “marketing de permissão”, um termo inventado por Seth Godin.

A abordagem inbound é parte da nova era digital do marketing em que a internet atua como o principal ambiente para atrair, converter, fazer e fidelizar clientes. Na sua essência é o conceito de marketing de conteúdo e a capacidade de organizações e indivíduos para criar e compartilhar conteúdo significativo projetado para atrair clientes ideais (as personagens do comprador – “buyers personas”).

O estabelecimento de metas e planeamento são os primeiros passos a serem dados (“falhar o planeamento é planear a falha”)

É hoje ainda comum em muitas organizações, com modelos tradicionais de vendas, que o objetivo é colocar a sua mensagem no exterior de forma agressiva, somando cold-calls e a marcação de reuniões em massa com prospects não preparados. Hoje, o marketing inbound representa a mudança das empresas em “tentar encontrar clientes” para “serem encontrados por potenciais clientes qualificados” que, tendo dado os seus dados pessoais de livre vontade, sinalizam que querem ser contactados e ajudados.

Como mencionado, o marketing inbound é, por natureza, um conceito “global” porque é alimentado pela internet e vive online. O marketing inbound internacional, dentro de mais uma estratégia, é uma metodologia comprovada tanto para as empresas B2B como B2C, que procuram atrair mais tráfego da web, gerar leads de qualidade e aumentar as vendas internacionalmente usando estratégias de marketing inbound.

Cada empresa tem uma visão e missão, bem como um conjunto de objetivos a atingir na sua expansão internacional. Eles têm agora de ser transferidos para uma realidade digital – e isso é muitas vezes um desafio para a equipa de gestão presa aos formatos mais antigos (e obsoletos).

O estabelecimento de metas e planeamento são os primeiros passos a serem dados (“falhar o planeamento é planear a falha”). E o inbound proporciona algumas metas totalmente novas, assim como indicadores que precisam de ser consideradas. Alinhar os objetivos de marketing já existentes com os novos objetivos baseados no marketing inbound pode revelar-se uma tarefa difícil (“é simples, mas não é fácil).

Como conclusão, certifique-se que todos os seus objetivos de negócio, de marketing digital e de inbound marketing estão alinhados e se complementam (eles têm de ser coerentes e estarem alinhados com os indicadores das vendas). Além disso, antes de começar a definir as metas internacionais de marketing inbound, projete a sua visão dos resultados fora de portas. 

Autor: Equipa de conteúdos do BLOG do BOW @07,2019