Dentro de vários temas sobre negócio internacional e partilha de experiências, com maior incidência nos temas destas sessões de i-Business tentou-se partilhar insights sobre dimensões dos mercados alvo às duas empresas, e da sua proximidade aos mesmos. O foco foi que as empresas conheçam o clima interno relativo à realização de negócios (cultura do negócio) e ao risco associado; realizou-se uma síntese das principais fontes de informação sobre os indicadores mais expressivos para a tomada de decisão.

Retratou-se o processo de exportação, o risco associado na exploração de mercados internacionais (do risco e de como recolher informação e praticar uma boa due dilligence sobre potenciais parceiros no destino), da LEDECHEM e da ADALBERTO ESTAMPADOS, aproximando as empresas aos mercados destino, construindo “relações” e crescimento que alavanquem o seu pendor exportador. O objetivo é que o seu exemplo dissemine para outras para além das próprias visadas (dentro e fora do projeto BOW).

Conseguiu-se dar detalhe de como medir o risco e desenhar planos de contingência, assim como de encontrar as melhores fontes e indicadores (sobre negócio e pais destino) para melhores decisões.

Em termos de resultados este formato visou disseminar boas práticas junto destas duas empresas participantes que desaguam num dossier (business case), que permitem contagiar outras no seu caminho de internacionalização, explorando caminhos e estratégias nos 2 temas mencionados anteriormente, focando-se naquilo que são objetivos prioritários do projeto BOW (orientados para resultados).