GULFOOD 2020 – Dubai
Dubai International Exhibition & Convention Centre
16 a 20 de Fevereiro
25 empresas nacionais participaram na Gulfood 2020
AEP e 25 empresas nacionais participaram na maior feira do Médio Oriente e uma das maiores a nível mundial dedicada ao setor alimentar & bebidas, que se realizou no Dubai International Exhibition & Convention Centre.
Com o objetivo de dinamizar a procura de novos mercados estratégicos e mais concretamente da própria atividade exportadora nacional, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do programa PORTUGAL2020 e Compete2020, Programa Operacional da Competitividade e internacionalização, promoveu a participação nacional na Feira GULFOOD 2020, evento este que decorreu no Dubai – Emiratos Árabes Unidos, de 16 a 20 de fevereiro, contando com a presença de 25 agentes económicos representantes da Fileira Alimentar & Bebidas,
A participação nacional na Gulfood 2020 recebeu a visita do Senhor Embaixador de Portugal nos EAU, Joaquim Moreira de Lemos, que acompanhou a abertura do certame e a delegação da AEP.
O certame GULFOOD, que vai já na sua 25.ª edição, evidencia um crescimento relevante em relação a anos anteriores tendo sido considerado um dos maiores eventos do mundo para os sectores envolvidos. O valor do sector alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais, sendo que nos mercados do GCC este número ultrapassa os 50 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores.
Um dado importante que reforça o papel do Dubai enquanto plataforma logística para outros mercados reside no facto de pelo menos 50% dos produtos importados serem reexportados para outros destinos, com particular destaque para os restantes países do Golfo, mas também para as antigas Republicas Soviéticas, para o Irão, o subcontinente Indiano, e os países do leste Africano. Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal HORECA absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do sector.
Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares, estimando-se que atinja os 50 mil milhões de dólares em 2020. Esta região evidencia, igualmente, um significativo crescimento ao nível da indústria do turismo que tem vindo a ser um dos alicerces do seu desenvolvimento, e o que significa importantes oportunidades na área da indústria e equipamento hoteleiro.