Matosinhos, October 10 – Last week the Portuguese Entrepreneurial Association (AEP) organized a corporate mission to Belarus, an Eastern Europe country, with an economy increasingly open to goods and services originating from the European Union.
The group included five companies, three of the agri-food sector, one of construction materials and one of home textiles.
After business meetings in Minsk, the capital of the country, three of the five companies went to Kaliningrad, the most important city of the Russian province of the same name, located between Poland and Lithuania, by the Baltic and just over 500 kilometers from Minsk.
AEP identified “many opportunities” in these markets and prepared this mission in order to seize the geographical proximity between Minsk and Kaliningrad, being two markets “with various characteristics in common” and that “have grown most in the Eastern European region”, said Monica Moreira, director of AEP Internationalization.
AEP levou Missão Empresarial à Bielorússia e à região russa de Kaliningrado
Matosinhos, 10 de outubro – Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) organizou na passada semana uma missão comercial à Bielorrússia, um país do leste europeu com uma economia cada vez mais aberta aos produtos e serviços originários da União Europeia. Na primeira incursão, em junho de 2015, a associação pôde confirmar a apetência daquele mercado, de 9,5 milhões de consumidores, pelos produtos importados e o estilo de vida europeus.
A comitiva integrou gestores de cinco empresas, sendo três da fileira agroalimentar, uma de materiais de construção e outra de têxteis-lar. Chegaram a Minsk, a capital do país, no dia 2 e até dia 6 mantiveram reuniões de negócios com agentes de mercado bielorrussos que previamente sinalizaram à AEP o seu interesse na oferta portuguesa.
Concluídas as reuniões e os contactos na capital bielorrussa, três das cinco empresas seguiram para Kaliningrado, a cidade mais importante da província russa com o mesmo nome, localizada entre a Polónia e a Lituânia, junto ao Báltico e a pouco mais de 500 quilómetros de Minsk.
Apesar de as exportações portuguesas para aquele destino se terem ficado pelos 10,4 milhões de euros no ano passado, a AEP identificou ali “várias oportunidades” adequadas à oferta nacional e preparou esta missão de forma a aproveitar a proximidade geográfica entre Minsk e Kaliningrado, dois mercados “com várias características em comum” e dos que “mais têm crescido na região do leste europeu”, adianta Mónica Moreira, diretora da AEP Internacionalização, estrutura que operacionaliza o programa associativo “Business on the way 2016”, em que se insere esta missão empresarial.
A Bielorrússia e a Rússia, de que faz parte o enclave de Kaliningrado, são, desde 1 de janeiro de 2015, membros da União Económica Euroasiática, o maior mercado do espaço pós-soviético, com uma população superior a 190 milhões de habitantes e uma área de quase 20,5 milhões de quilómetros quadrados. Daí que os dois destinos incluídos no roteiro desta missão empresarial da AEP possam ser uma interessante plataforma de acesso a outros mercados, nomeadamente da Rússia, do Cazaquistão e da Arménia.
Daí a realização desta segunda missão empresarial da AEP à Bielorrússia, em que 80% dos habitantes tem padrões de vida ao nível da classe média portuguesa. Atualmente, o país está a apostar na diversificação dos seus parceiros comerciais no exterior, por forma a reduzir a dependência da Rússia, sendo a União Europeia a principal alternativa na busca de novos fornecedores. É por isso “um dos mercados economicamente mais atrativos do leste europeu”, como concluíram os técnicos da AEP que participaram na missão de estreia.
Da província de Kaliningrado faz parte uma zona económica especial, proporcionando benefícios aduaneiros e fiscais às empresas nela instaladas. E vai ser, salienta Mónica Moreira, “uma das 11 regiões da Rússia a receber o Mundial de Futebol de 2018”, o que levou as autoridades locais a “definir um vasto plano de investimento de construção e modernização em infraestruturas”.
Esta missão empresarial multissectorial da AEP à Bielorrússia e à região de Kaliningrado faz parte do respetivo programa de internacionalização para 2016, que contempla a realização de mais de quatro dezenas de ações, em 27 mercados, até ao fim do ano. É cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.