A AEP organizou pela 14.ª vez consecutiva a participação portuguesa na feira BIG 5 SHOW, que se realizou no Dubai, entre os dias 12 e 15 de setembro.
Desde 2008 que a AEP está com as empresas portuguesas naquela que é considerada a feira mais importante da região do Médio Oriente para as fileiras da Construção & Materiais de Construção, Pedras e Rochas ornamentais, Energia e Renováveis, Tecnologias e Ambiente.
Ao longo das duas últimas décadas – a primeira ação no Médio Oriente foi em 2004 – a AEP já apoiou centenas de empresas nacionais. Neste mercado, a AEP já organizou a participação portuguesa nas feiras Arab Health, Gulfood, Gulfood Manufacturing, GulfHost, Middle East Design & Hospitality Week (Index e Hotel Show), entre outras.
“Para além do importante papel do Dubai como plataforma logística, a região do Médio Oriente apresenta um elevado crescimento económico e vários projetos em curso que dinamizam o setor da construção. Este é um mercado tão importante para as empresas portuguesas, que mesmo em 2020, ano em o mundo se fechou por causa da pandemia Covid-19, a AEP realizou a BIG 5 SHOW em formato virtual, tendo contado com a participação de 5 empresas”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
A participação nacional na BIG 5 SHOW, que decorreu em paralelo com Middle East Concrete e a Middle East Stone, contou com a presença de sete empresas: Arcen (centrais de betão); Central Lobão (ferragens, ferramentas manuais e artigos para canalizações e aquecimento); Limeport (pedras e rochas ornamentais); Marcant (pedras e rocha ornamentais); Safina (relva sintética); Telmo Duarte (pedras e rochas ornamentais); Viúva de Lamego (azulejos).
Apesar do impacto negativo da pandemia, a região tem em curso projetos que ultrapassam os 2.5 triliões de dólares, nomeadamente na construção de hospitais, aeroportos, centros comerciais, hotéis, residências e parques de diversão. Para além dos novos projetos, também irá receber a Expo 2020 no Dubai, o Qatar Vision 2030, os Asian Games 2030, o Campeonato do Mundo de Futebol no Qatar, em 2022, a Saudi Vision 2030.
O Dubai ocupa uma posição estratégica nos Emiratos Árabes Unidos, é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo. Reexporta cerca de 50% das suas importações, nomeadamente para países como a Arábia Saudita, o Irão, o Qatar, o Bahrein e o Kuwait, também com importantes investimentos a decorrer.
Em 2020, o projeto BOW, desenvolvido pela área Internacional da AEP, promoveu 16 ações de internacionalização, entre feiras, missões empresariais e missões inversas, em 22 mercados, tendo envolvido mais de 120 empresas. Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
O projeto BOW – Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo
II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.
Veja aqui o vídeo da ação.