Flag_of_the_United_Kingdom
The Portuguese Entrepreneurial Association (AEP) once again secured Portugal’s presence at the Middle East’s largest furniture, interior design and decoration fair, the Index – International Design Exhibition, which took place for the 26th time in Dubai, between the 23rd and the 26th of May.

The Portuguese stand was shared by 13 companies and by the Wine, Embroidery and Handicraft Institute of Madeira, at an event which once again included a professional exhibition specialized in architectural equipment and solutions for offices and businesses, the Workspace at Index.

The Portuguese delegation included companies such as Fertini, OPR e Seca (furniture and interior design); Famo e Marcage Interiors (office furniture); Fábrica de Tecidos do Carvalho, Têxtil Rarial and Miguel Antunes Fernandes (home textiles); João Eduardo de Sousa e Luís de Sousa (Madeira embroidery); Ditto Housewares (household utensils); Perpétua, Pereira & Almeida (decorative ceramics) and Serip (lighting).


Flag_of_Portugal
AEP promove empresas portuguesas na maior feira de mobiliário, decoração e design de interiores do Médio Oriente

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) assegurou, mais uma vez, a participação de Portugal na maior feira de mobiliário, decoração e design de interiores do Médio Oriente, a Index – International Design Exhibition, cuja 26ª edição se realizou no Dubai entre 23 e 26 de maio.

O pavilhão português foi partilhado por 13 empresas e pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, num certame que voltou a englobar um salão profissional especializado em equipamentos e soluções arquitetónicas para escritório e comércio, o Workspace at Index.

Da representação portuguesa no certame fizeram parte as empresas Fertini, OPR e Serca (mobiliário e design de interiores); Famo e Marcage Interiors (mobiliário de escritório); Fábrica de Tecidos do Carvalho, Têxtil Rarial e Miguel Antunes Fernandes (têxteis-lar); João Eduardo de Sousa e Luís de Sousa (bordados da Madeira); Ditto Housewares (utensílios domésticos); Perpétua, Pereira & Almeida (cerâmica decorativa); e Serip (iluminação).

Esta edição da Index possibilitou a entrada de muitas empresas e marcas estrangeiras nos mercados do Médio Oriente, nomeadamente nos seis estados do Conselho de Cooperação do Golfo (Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Kuwait e Omã).

A feira ocorreu numa altura em que o Dubai, um dos sete Emirados Árabes Unidos (EAU), tem em curso um ambicioso programa de investimentos em infraestruturas e equipamentos de usufruto público, como hotéis, salas de espetáculos e recintos multiusos, a quatro anos de ali se realizar a Expo 2020.

E como salientou Mónica Moreira, diretora da AEP Internacionalização , o Dubai é o “maior centro de negócios da região, reexportando cerca de metade das importações”.

Nos últimos anos, Portugal tem vindo a incrementar as trocas comerciais com os EAU. Segundo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (aicep Portugal Global), as exportações portuguesas de bens e serviços para aqueles mercados cresceram cerca de 20% ao ano entre 2010 e 2015.

A economia dos EAU, depois de um período de ligeira recessão, encontra-se em plena retoma económica, estimando-se que o Produto Interno Bruto cresça nos próximos anos e atinja os 4% em 2018, com reflexos nas importações e a criação de novas oportunidades para as empresas portuguesas.

Guardar