Flag_of_the_United_Kingdom
Arab Health takes place in Dubai between 30th January and 2nd February next year

The Portuguese Entrepreneurial Association (AEP) will be responsible, for the seventh consecutive year, for the participation of Portuguese companies in the medical-hospital sector in the next edition of Arab Health, the second largest health fair in the world, which will take place between January 30th and February 2nd, 2017, at the main trade fair and congress center in Dubai, United Arab Emirates (UAE).

Since 2011, AEP promotes Portugal in the event, organizing the collective participation of several Portuguese operators, from different subsectors of the medical-hospital area. In the last years, thousands of health care professionals and managers from all over the world have been able to appreciate the quality and know-how of the Portuguese offer in machines and equipment for hospital use, medical and surgical instruments, professional footwear and disinfection and sterilization solutions, for instance.

In the 2016 edition, Arab Health brought together more than 4,000 companies, representing a wide range of medical and hospital activities, from 163 countries, attracting more than 93,000 visitors.

It is currently estimated that there are more than 900 Portuguese companies, from different sectors, exporting to the UAE. Last year, the value of domestic exports to the UAE reached 266.9 million euros, according to data from the Portuguese Agency for Investment and Foreign Commerce (Aicep Portugal Global).


Flag_of_Portugal

 

AEP volta a organizar a participação nacional na segunda maior feira de saúde do mundo

Arab Health realiza-se no Dubai, entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro do próximo ano

Pelo sétimo ano consecutivo, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai responsabilizar-se pela participação das empresas portuguesas da fileira médico-hospitalar na próxima edição da Arab Health. Trata-se da segunda maior feira mundial do sector da saúde, que entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2017, volta a realizar-se no principal centro de feiras e congressos do Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU).

Desde 2011 que a AEP promove o nosso país no certame, organizando a participação coletiva de vários operadores portugueses, de diferentes subsectores da área médico-hospitalar. Nos últimos anos, os milhares de profissionais e gestores de unidades de saúde do mundo inteiro que o visitam puderam apreciar a qualidade e o know-how da oferta portuguesa em máquinas e equipamentos para uso hospitalar, instrumentos médico-cirúrgicos, calçado profissional e soluções de desinfeção e esterilização, por exemplo.

Na edição de 2016, a Arab Health – que na atualidade é uma das mais importantes feiras de negócios de todo o Médio Oriente e a segunda maior do mundo na área da saúde, a seguir à Medica, de Düsseldorf, na Alemanha – juntou mais de 4.000 empresas, representativas das mais variadas atividades médico-hospitalares e oriundas de 163 países, tendo interessado mais de 93 mil visitantes.

O sector da saúde no Médio Oriente está avaliado em cerca de 80 mil milhões de dólares e as estimativas oficiais apontam para um crescimento médio, na próxima década, da ordem dos 12% ao ano nos seis países do Gulf Cooperation Council (EAU, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Kuwait e Omã).

No âmbito do comércio internacional português de bens, os EAU posicionavam-se no 31.º lugar no ranking exportador nacional no final de 2015, calculando-se que haja, neste momento, mais de 900 empresas portuguesas, de diferentes sectores, a exportar para aqueles destinos.

No ano passado, o valor das exportações nacionais para os EAU atingiu os 266,9 milhões de euros, enquanto as importações se ficaram pelos 114,3 milhões de euros, segundo dados da agência pública de investimento aicep Portugal Global.

Esta participação na Arab Health/2017 é uma das dezenas de ações previstas no programa associativo de internacionalização “Business on the way” do próximo ano, que é cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Portugal 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Para mais informações e inscrições, as empresas interessadas devem contactar o gestor de mercado da AEP Internacionalização Jorge Marcolino (e-mail jmarcolino@aeportugal.com ou telef. 229981809).

De acordo com os dados do INE, o número de empresas portuguesas exportadoras para os EAU tem vindo a aumentar, passando de 509 em 2011 para 902 em 2015. Também as exportações estão a crescer de ano para ano, situando-se próximo de outros mercados, tais como Gibraltar (28º), México (29º), Hungria (30º), Eslováquia (32º), Rússia (33º) e África do Sul (34º). Ao nível das importações, os Emirados Árabes Unidos foram o 86º fornecedor de Portugal em 2015, ficando próximo de mercados como Trinidad e Tobago (83º), Malawi (84º), Filipinas (85º), Senegal (87º), Qatar (88º) e Nova Zelândia (89º).

Em 2015, a quota dos EAU nas vendas portuguesas de bens ao exterior foi a mais elevada do período em análise (2011-2015), ocupando esse país também a melhor posição no respetivo ranking de clientes. No que se refere às importações de Portugal, registou-se em 2015 a menor quota dos últimos cinco anos, que foi semelhante à do ano anterior, e a segunda pior posição desse período. De janeiro a abril de 2016, os EAU foram o nosso 33º cliente, sendo a quota de 0,31%, e o 87º fornecedor com uma percentagem de 0,02%.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar