António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim

Publicado originalmente na revista BOW

Com quase 150 anos de liderança do setor da cortiça, a Corticeira Amorim afirma-se, a cada dia, como uma empresa pioneira no panorama empresarial internacional. Graças a um investimento sem paralelo no setor em I&D+i e em Design, a Corticeira Amorim é detentora de um variado portfolio de produtos de elevado valor acrescentado, que reafirmam a cortiça como um material de excelência, que responde aos principais desafios da sociedade atual, beneficiando as pessoas, o planeta e o crescimento sustentado das organizações.

No final dos anos 90, quando confrontada com a entrada no mercado dos vedantes artificiais, a Corticeira Amorim enveredou, sem hesitações, pelo que na altura se apresentava como o caminho mais difícil – defender a rolha de cortiça, responsável por cerca de 70% do valor acrescentado gerado pela indústria. Com a convicção clara que a rolha de cortiça é a única solução capaz de aportar valor a um vinho, decidimos que seria na indústria de cortiça que continuaríamos a trabalhar, mesmo contra todas as previsões que apontavam um fim inevitável para um setor tão importante para Portugal.

Neste percurso, fizemos uma aposta robusta em I&D, alocamos cerca de sete milhões de euros por ano à área, numa estratégia concertada que visava, acima de tudo, garantir a qualidade e a consistência de todos os produtos que colocamos no mercado. Para o efeito, criamos Unidades Industriais de Matéria-Prima no Sul, que nos permitissem estar mais perto da floresta de sobro, criando um perímetro controlado de qualidade para a cortiça, melhoramos e automatizamos processos, motivados também por questões de eficiência operacional e consequente competitividade dos produtos, e desenvolvemos um portfolio alargado de rolhas para todos os segmentos de vinho existentes no mundo.

Simultaneamente, fomos descobrindo novos compostos e características na matéria-prima cortiça que potenciamos e que nos posicionam hoje como um player incontestado no fornecimento de soluções de ponta para algumas das mais exigentes indústrias em termos de qualidade. São exemplos as aplicações que desenvolvemos para as indústrias dos transportes e aeroespacial, para o design de interiores ou de moda, para as grandes obras públicas ou os produtos desenvolvidos para combater derrames de hidrocarbonetos, um caso paradigmático em termos de economia circular.

Desde o início do século que a inovação é assim parte integrante da Corticeira Amorim. Inovamos mesmo nas áreas onde aparentemente não haveria espaço para o fazermos. Para a indústria vinícola, fomos expeditos em desenvolver a primeira solução de packaging do mundo que, mantendo o binómio vidro/ rolha, prescinde de saca-rolhas. Helix foi desenvolvido em parceria com a O-I, líder mundial de embalagens de vidro, agregando de forma inédita os benefícios do vidro e da cortiça em termos de performance e sustentabilidade, mas introduz a conveniência, tão valorizada nos dias de hoje para os vinhos popular premium.

Recentemente e ainda no âmbito da área de rolhas, anunciamos uma tecnologia que é o culminar da aposta iniciada no início do século para garantir a fiabilidade, sem excepção, das rolhas de cortiça. A tecnologia NDTech marca uma inovação sem precedentes, oferecendo-se, pela primeira vez, aos produtores vinícolas, rolhas de cortiça natural com garantia de TCA não detetável. Com NDTech apresentamos uma revolução em termos de qualidade, na medida em que introduzimos uma triagem individual nas linhas de produção das rolhas de cortiça, num controlo que é feito em partes por trilião.

E, nos últimos 5 anos, vimos as nossas vendas de rolhas passaram de 3 mil milhões para um número recorde de 4,2 mil milhões em 2015. Este crescimento resulta, em parte, de uma maior perceção das vantagens técnicas e de sustentabilidade da rolha de cortiça, mas também de um conhecimento mais generalizado da capacidade que esta tem de aportar valor ao vinho.

O reconhecimento da indústria vinícola tem sido acompanhado por uma maior atenção para o material por parte de outras áreas de atividade, onde nem sempre a utilização de cortiça se apresentava como preferencial. No setor de pavimentos, temos vindo a concentrar esforços para desenvolver soluções que – tendo em comum a cortiça e todos os benefícios que a mesma proporciona – respondam aos requisitos estéticos e de desempenho do design de interiores. Neste âmbito, a Corticeira Amorim revolucionou o mundo dos pavimentos de cortiça com o recurso a tecnologia de impressão Realistic Surface, que permite diversificar de forma singular o visual deste tipo de solução. Mais recentemente, apresentámos o inovador Hydrocork que, ao introduzir a resistência à água, é responsável por uma mudança profunda ao nível dos pavimentos de cortiça, na medida em que permite estender a sua área de aplicação a todas as divisões de uma habitação ou espaço comercial.

O mercado tem acolhido de forma entusiasta as novas soluções e é com enorme orgulho que vemos a cortiça ser, cada vez mais, a opção de uma conceituada comunidade internacional de arquitetos e designers, como são exemplo Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, Herzog & de Meuron e Alejandro Aravena, todos eles galardoados com o prémio Pritzker.

Apostados que estamos em ter um papel proativo na reinvenção da cortiça, temos vindo a desenvolver soluções inesperadas, seja no formato de mobiliário, seja em aplicações para a área de transportes, onde continuaremos a crescer, sustentados pelas características inatas da cortiça, de que se destaca a leveza e a consequente eficiência energética.

No desporto, a cortiça apresenta-se como uma mais-valia em diversas áreas, no substrato dos relvados de campos de futebol, nos pisos da conceituada cadeia de ginásios Reebok Crossfit ou em pranchas de surf, tendo já conquistado Garrett McNamara que se revela um fã convicto do material.

Estamos nas situações mais imprevisíveis do dia-a-dia – a assegurar segurança dos edifícios ou o bom desempenho de diversos motores – mas muitas vezes de forma invisível. Independentemente do formato, a cortiça está presente porque responde tecnicamente aos requisitos das diversas áreas, com a vantagem de ser um material com credenciais sustentáveis de excelência.

Na Corticeira Amorim, continuaremos a trabalhar com grande sentido de responsabilidade e com muita paixão para extrair os melhores componentes desta matéria-prima natural, colocando-os ao serviço de uma sociedade melhor. O mundo de nanotecnologia em que já operamos e um know-how sem precedentes do material dão-nos a convicção clara que este é um percurso que está apenas a começar…