“A Economia da Defesa e a Internacionalização”: Mais um tema de grande interesse na revista BOW
A revista BOW já vai na sua 17.ª edição e mais uma vez aborda um tema de grande relevância: “A Economia da Defesa e a Internacionalização”, sempre recheada de importantes textos que irão guiar as empresas portuguesas no setor e para tal contamos com os contributos de convidados de elevadíssima competência.
Este é um sector-chave, sobretudo nos tempos que correm como mostram os números do IdD: cerca de 400 entidades operarem neste setor em Portugal, gerando um volume de negócios de 6.299 milhões de euros, totalizando ainda 4.358 milhões de euros em exportações e garantindo 37.076 postos de trabalho.
“O investimento em Defesa pode e deve ser visto como um importante contributo para sairmos desta crise mais resilientes, com mais inovação tecnológica, com mais qualificações, com mais parcerias internacionais e com mais exportações de elevado valor acrescentado”, defende o Ministro João Gomes Cravinho, no artigo que abre este tema da BOW.
Dentro do referido painel de convidados, o destaque vai também para Paulo Lourenço, Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional; Alberto Rodrigues Coelho, Diretor-Geral da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional; Marco Capitão Ferreira, Presidente do IdD e Catarina Nunes, Administradora da IdD, mas também para outros especialistas, como José Manuel Barbas, Coronel do Exército, subdiretor do curso de Defesa Nacional e assessor de estudos do IDN; Fernando Carvalho, Investigador Coordenador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; José Lourenço da Saúde, Major General Engenheiro Aeronáutico e Paulo Cutileiro Correia, Sócio da JPAB.
Igualmente interessante é a entrevista a José Neves, presidente do AED Cluster Portugal (AEDCP), um cluster português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa, especialmente importante pelo papel desempenhado como “Cluster de Competitividade Emergente”, que traça um panorama sobre as realidades e perspetivas desta fileira.
Na restante revista BOW, convidamos também os leitores a conhecerem as empresas nossas associadas Critical Software, BERD, DUNE BLEUE e DAMEL, na secção Radar Internacionalização.
Os mercados-alvo em destaque nesta edição são a Argélia, Egito e Marrocos, com dados da Deloitte, sempre muito úteis para o trabalho de internacionalização das empresas nossas associadas. Votos de uma boa leitura e até breve!
A versão digital está disponível aqui para download ou no fim da notícia para leitura online.
Boa leitura!
BOW magazine brings you another fascinating subject: “The Defence Economy and Internationalisation”
Estatuto Editorial
A Revista Bow – Portugal Business on the Way é uma publicação que pretende divulgar as boas práticas no âmbito da internacionalização das empresas portuguesas, bem como as atividades decorrentes do programa de internacionalização levado a cabo pela AEP – Associação Empresarial de Portugal denominado “Portugal Business on the Way”. Cada edição da revista Bow – Portugal Business on the Way tem uma estrutura que compreende um tema de capa, no âmbito da internacionalização da Economia e das empresas portuguesas, sendo convidados vários protagonistas de relevo da Economia portuguesa a dissertarem sobre esse mesmo tema. A cada edição, da revista Bow – Portugal Business on the Way o Departamento de Internacionalização da AEP detalha as suas atividades no âmbito da internacionalização e apresenta um mercado-alvo, o qual é analisado do ponto de vista macroeconómico, das suas oportunidades intrínsecas. São também apresentados casos de sucesso de internacionalização, bem como testemunhos de empresas relativamente ao mercado-alvo escolhido. Por fim, são apresentadas outras atividades decorrentes da ação da AEP e respetivo calendário. A revista Bow – Portugal Business on the Way orienta-se pelos princípios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer vinculação de ordem ideológica, política e/ou económica, regendo-se pelo cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas do jornalismo. A revista Bow – Portugal Business on the Way pratica um jornalismo exigente e de qualidade, recusando o sensacionalismo e a comercialização dos conteúdos informativos. A revista Bow – Portugal Business on the Way procura explorar as novas possibilidades técnicas e tecnológicas, na busca de um jornalismo dinâmico, eficaz e criativo e em permanente ligação e interação com os leitores. A revista Bow – Portugal Business on the Way defende uma opinião pública informada, ativa e interveniente, pelo que se recusa a a fixar fronteiras e limites regionais, nacionais e culturais, tanto ao nível da informação, como da opinião. Porque se identifica com os valores de uma democracia pluralista, a revista Bow – Portugal Business on the Way defende a diversidade de opinião, sem prejuízo de poder assumir as suas próprias posições. No entanto, defende o princípio de que os factos relatados e as opiniões livres, devem ser separados.