Promoção externa da AEP leva Pão de Açúcar a comprar mais de 100 mil garrafas de vinho português
Matosinhos, 28 de julho – A cadeia brasileira de distribuição Pão de Açúcar acaba de importar mais de 100 mil garrafas de vinho português, de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, num negócio avaliado em cerca de 300 mil euros. A transação resulta das ações de promoção da oferta vinícola nacional que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) tem levado a cabo, nos últimos anos, junto de importadores, distribuidores, escanções e restauração brasileiros.
A mais recente teve lugar em fevereiro passado, no Porto, e permitiu a seis compradores profissionais e a um consultor especializado em vinhos portugueses do grupo Pão de Açúcar provar cerca de 300 vinhos de 42 produtores, de sete regiões vinícolas portuguesas. Tratou-se de uma das várias missões comerciais inversas que a AEP está a realizar este ano no âmbito do seu programa de internacionalização “Business on the way”.
Feitas as escolhas dos especialistas, a cadeia brasileira acolheu nas duas primeiras semanas de junho, nas suas mais de 800 lojas, uma mostra denominada “Vinhos Premium de Portugal”. A organização desta ação de ativação de compra esteve a cargo da agência de publicidade Opal, parceira da AEP no projeto, e saldou-se por uma “excelente experiência de descoberta” da oferta vínica portuguesa para milhares de brasileiros, adianta o presidente associativo, Paulo Nunes de Almeida.
“O Brasil está a consolidar o conhecimento relativo aos vinhos portugueses e à qualidade dos mesmos.
Apesar da carga fiscal continuar elevada, os nossos produtores e distribuidores devem continuar a trabalhar para colocar o vinho português nas prateleiras e em alargar a sua presença na restauração brasileira. Depois, à mesa, a qualidade e a variedade dos nossos vinhos fará a diferença”, incentiva o presidente da AEP, que continuará a “trabalhar com as empresas para promover e ampliar a oferta de vinhos portugueses” em terras de Vera Cruz.
Por seu lado, o publicitário português Alfredo Rente, presidente da Opal, adianta que a exportação destas mais de 100 mil garrafas constitui “um marco histórico” no relacionamento comercial luso-brasileiro e deixa a “porta aberta aos produtores portugueses” que apostem na internacionalização. A parceria existente entre a AEP e a Opal, acrescenta, constitui a “plataforma perfeita” para a promoção além-fronteiras dos vinhos portugueses.
Este ano, e depois da missão de compradores realizada em fevereiro, a AEP organiza em setembro uma nova ação tendente ao fomento das exportações e ao incremento da penetração de produtos e marcas portugueses no Brasil. Desta feita, trata-se de missão empresarial, aberta a operadores de todos os sectores económicos, e que entre os dias 25 e 30 passará pelo Rio de Janeiro e por Belo Horizonte. Trata-se de mais uma das cerca de quatro dezenas de ações previstas no programa associativo de internacionalização para 2016, cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Portugal 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.